O WannaCry chocou o mundo na última semana e ainda é um risco para quem está com computadores desatualizados. No entanto, um especialista em segurança traz uma boa notícia para possíveis vítimas, afirmando que descobriu uma forma de superar o ransomware e liberar acesso à máquina sem precisar pagar o resgate.
Adrien Aguinet revelou que sua solução funciona pelo menos no Windows XP, que era um dos sistemas afetados (ao ponto de fazer a Microsoft lançar uma atualização para o sistema abandonado há anos). Ao que tudo indica, a solução ainda é instável e não funciona em outras versões do Windows.
De acordo com o pesquisador, ele foi capaz de descobrir os números primos que formavam a chave privada de criptografia do WannaCry. Era essa a informação que os usuários precisavam comprar para poder destravar o computador e acessar novamente seus arquivos.
Existem alguns poréns. O computador não pode ter sido reiniciado e é necessário “um pouco de sorte para funcionar”, segundo as próprias palavras de Aguinet, que alerta que nem todos os usuários poderão aproveitar a ferramenta para livrar seus PCs. De acordo com ele, a parte da sorte é que existe a possibilidade de tais números ainda estarem guardados na memória do computador.
Aguinet liberou seu software, batizado como Wannakey, para instalação a partir do GitHub, mas o alerta está dado. Ele não foi testado em todos os Windows, nem para utilização em grande escala, então não deve ser uma solução mágica para eliminar o WannaCry do planeta.
[Mashable]