Dispositivos USB-C ganharão proteção contra acessórios falsos e infectados

Redação02/01/2019 23h28, atualizada em 02/01/2019 23h35

20160817213218

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os dispositivos USB-C podem ficar muito mais seguros em breve. A USB Implementers Forum (USB-IF), entidade que desenvolve a tecnologia, anunciou um programa de autenticação para dispositivos e cabos que utilizem a entrada. A ideia é que esses aparelhos usem criptografia para identificar a autenticidade de acessórios e evitar roubos de dados e malwares.

De acordo com a USB-IF, a ideia é que o protocolo seja implementado em sistemas operacionais ou dispositivos com entrada USB-C. Com isso, esses equipamentos poderiam usar criptografia de 128-bits para verificar se um dispositivo é original ou se está autorizado pelo administrador a se conectar. Tudo isso aconteceria instantaneamente.

Entre os cenários de uso possíveis para a tecnologia estaria, por exemplo, em terminais públicos de recarga de smartphones. Após a conexão cabeada, o próprio sistema operacional poderia verificar se o terminal possui um certificado de segurança antes de autorizar o carregamento. O mesmo valeria para computadores de empresas, que passariam a aceitar apenas o uso de pendrive com protocolos pré-definidos pelos seus administradores.

Por enquanto, o nova tecnologia ainda é apenas uma recomendação para as fabricantes de aparelhos e acessórios e seu uso não será obrigatório. No entanto, essa evolução do padrão USB-C não deixa de ser uma boa notícia, tendo em vista que muitos criminosos utilizam a porta para roubar dados ou infectar os aparelhos de suas vítimas.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital