5 dicas de segurança do FBI para manter distância dos hackers

Veja como se proteger de invasões com base nas orientações do Departamento Federal dos EUA
Redação11/12/2019 18h16, atualizada em 11/12/2019 19h15

20191211034706

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O escritório de campo do FBI em Portland, Oregon, publicou na terça-feira (3) em seu site uma série de dicas sobre como proteger as informações pessoais contidas em aparelhos inteligentes. Hackers têm dedicado seus esforços à Internet das Coisas e, por isso, as orientações abaixo podem ser valiosas para aqueles que desejam manter seus dados seguros.

  1. Altere a senha padrão – Uma dica simples em uma configuração de dispositivo. Caso você tenha problemas neste primeiro passo, contate o fabricante do aparelho. Em um possível cenário no qual o fabricante não resolve seu problema, considere trocar de produto – é melhor que ficar exposto.
  2. Verifique se a senha é longa e exclusiva o suficiente – Após alterar a senha original do aparelho, garanta que a nova seja “forte” o suficiente para não correr o risco de facilitar o acesso aos invasores.
  3. Verifique os aplicativos conectados – Muitos dispositivos são conectados a aplicativos em seu smartphone, que podem estar em execução em segundo plano e concedendo permissões por padrões que você nem sabe que existem. Para isso, saiba quais informações pessoais esses apps coletam e proíba o uso de dados que não fazem sentido para o funcionamento do dispositivo.
  4. Proteja sua rede – É provável que sua geladeira inteligente e seu laptop não estejam conectados na mesma rede. Recomenda-se alocar informações confidenciais em um sistema principal, diferente dos outros aparelhos de IoT.
  5. Verifique as atualizações – Confira se todos os seus dispositivos são atualizados regularmente. Caso hajam atualizações disponíveis para software, hardware e sistemas operacionais, ative-as.

Fonte: FBI

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital