A Dell emitiu um comunicado na noite da última segunda-feira, 23, para avisar aos consumidores que estava tomando providências a fim de eliminar a vulnerabilidade que abre uma brecha para ataques aos PCs da companhia.
O problema é um certificado de segurança chamado eDellRoot, instalado pelo Dell Foundation Services nas máquinas. Ele permite que um cibercriminoso burle os protocolos de proteção HTTPS, levando o usuário a acreditar erroneamente que está em um site seguro (saiba mais).
No comunicado, a empresa afirma que nesta terça-feira, 24, será publicada uma atualização que procurará e eliminará a ameaça dos computadores. A Dell explicou que não era sua intenção incluir uma vulnerabilidade nos computadores, e sim dar mais agilidade ao time de suporte online da empresa, que conseguiria se guiar a distância quando necessário.
“Este certificado não está sendo usado para coletar informações pessoais dos consumidores”, afirma a companhia. “É importante notar também que o certificado não se reinstalará após ter sido removido.”