Nesta sexta-feira (01) a BitMEX, uma das maiores corretoras de Bitcoin do mundo em nível de volume reportado de transações, anunciou a ocorrência um erro sério na sua plataforma. A vulnerabilidade comprometeu dados dos clientes, que tiveram seus endereços de e-mail vazados e que já estão sendo hackeados.

Após uma falha de privacidade ter sido detectada pela corretora, a empresa enviou um e-mail para seus clientes notificando sobre o problema, mas, por um descuido, clicou direto em “enviar” ao invés de escrever o endereço de seus clientes no campo “CCO”, de cópia oculta. As consequências foram que todos os clientes conseguiram visualizar o e-mail de outros usuários, uma grande falha de segurança, sobretudo em procedimentos financeiros.

Os usuários tiveram que alterar sua senha do seu endereço eletrônico e também do cadastro na BitMEX para evitar os ataques digitais que já estão acontecendo. O colunista do The Blocks e analista em croptomoedas Larry Cermark relatou no Twitter que hackers já encontraram vários acessos desses e-mails em bancos de dados com senhas vazadas. Até agora, 229 senhas foram identificadas e, segundo Cermark, alguns despejos de e-mail já estão sendo vendidos na darknet por US$ 30 mil.


Resposta da BitMEX

Em nota oficial, a corretora afirmou que está apurando o caso e sua maior preocupação é a segurança e a privacidade dos usuários. “Estamos cientes de um problema de privacidade de e-mail que afeta nossos clientes. Identificamos a causa raiz e entraremos em contato com todos os usuários afetados pelo problema”, afirmou em nota.

A BitMEX entrará em contato com os usuários que tiveram seus e-mail vazados. Porém, a empresa pode enfrentar sérios problemas na justiça e com a CoinMarketCap (Capitalização de Mercado de Criptomoedas), caso a agência decida investigar o caso. De qualquer forma, erros graves como esse tendem a fazer a empresa perder inúmeros clientes.