O Snapchat teve um rápido crescimento e já conta com mais de 100 milhões de usuários, porém alguns usuários acabam postando fotos que não postariam em outras redes sociais, devido à sua proposta de exibição temporária e é para isso que a empresa de segurança Kaspersky Lab, alerta.
Apesar de as fotos durarem no máximo 10 segundos e ficarem disponíveis por até 24, existem formas de ter acesso prolongado a um determinado conteúdo postado, sendo a mais comum o print screen.
Analistas da empresa de segurança destacam que o que é postado na internet não desaparece com tanta facilidade e alertam que os termos e condições do Snapchat informam que o app tem direito de armazenar e compartilhar qualquer foto no aplicativo. Para evitar problemas com segurança e privacidade, atente-se às dicas abaixo.
- Senhas: A senha deve ser única, forte e mudada regularmente, é possível também utilizar um gerenciador de senhas.
- Privacidade: Configure as opções de privacidade, colocando se deseja compartilhar suas fotos apenas com amigos e familiares ou com todos os usuários. Reveja também sua lista de contatos com freqüência para deixar apenas os amigos. Isso pode ser feito em Configurações > Meu Histórico e confirme se a opção “apenas amigos” está marcada.
- Snapchat Live: Tome cuidado ao postar conteúdos com o serviço Snapchat Live, que permite comemorar uma data ou evento e tem seu conteúdo compartilhado com todas as pessoas do app.
- Aplicativos de terceiros: Tome cuidado ao associar a sua conta do Snapchat com outros serviços não-oficiais. Em 2014, 90 mil fotos vazaram do Snapchat através do site SnapSaved.net. O Snapchat não pode ser responsabilizado pelo vazamento de conteúdo nestas plataformas alternativas.