Como saber se seu Facebook foi aberto por outra pessoa

Equipe de Criação Olhar Digital24/11/2016 20h30

20161124181931
Publieditorial

Cuidar da sua segurança online nunca é demais. Ainda mais nos tempos modernos, em que todas as nossas contas virtuais são sincronizadas em uma série de dispositivos diferentes, do PC ao smartphone, passando até pelo videogame e pela TV.

Nesse cenário, é difícil não conviver com a estranha sensação de que, a qualquer momento, alguém pode descobrir uma forma de acessar sua conta no Facebook, ver suas mensagens e fotos bloqueadas, e depois sair sem deixar vestígios. Afinal de contas, isso é perfeitamente possível.

Há maneiras de descobrir se alguém andou acessando seu Facebook sem você saber. Para isso, vá até as configurações do seu perfil (facebook.com/settings) e clique na opção “Segurança”, no lado esquerdo da tela.

Você verá uma série de configurações de segurança que podem ser alteradas. Encontre a opção “Dispositivos reconhecidos” e clique em “Editar”. Na janela que se abre abaixo, você verá todas as vezes em que alguém fez login pela primeira vez no seu Facebook usando um navegador, como o Chrome, o Edge, o Firefox ou o Safari. Incluindo você mesmo.

Reprodução

Se houver algum dispositivo desconhecido nessa lista, talvez seja hora de ficar preocupado. Mas e se o pretenso invasor decidiu acessar seu perfil usando o aplicativo da rede social para smartphone ou tablet? Basta então conferir a opção logo abaixo, chamada “Onde você está conectado”.

Aqui você verá todas as vezes em que alguém (incluindo você mesmo) fez login no seu Facebook, seja pelo aplicativo principal, pelo Messenger ou outro app da rede social. A lista inclui a data, o horário, a localização e o tipo de dispositivo que registrou a entrada de alguém na sua conta.

Reprodução

Note, porém, que a ferramenta de localização do Facebook não é tão precisa quanto parece. É comum que a rede social confunda o local de onde você fez seus logins, portanto não se assuste se vir um registro de acesso numa região desconhecida, mesmo que tenha certeza de que tenha sido você.

Por segurança, porém, recomendamos que você clique em “Encerrar atividade” em todos os registros de acesso que você não reconhece. Se for algum celular ou tablet que você utiliza, basta fazer login novamente da próxima vez que precisar. Mas, se for um invasor, você terá fechado seu acesso.

Outros cuidados

Também recomendamos que, de tempos em tempos, você mude a sua senha de acesso ao Facebook (neste link). Outra decisão prudente é permitir que a rede social envie um alerta toda vez que alguém fizer login na sua conta.

Para isso, basta acessar a página de configurações novamente, ir até “Segurança” e clicar sobre a primeira opção, “Alertas de login”. Você pode deixar as duas opções marcadas, “Receber notificações” e “Alerta de login”, para receber tanto no celular quanto no seu e-mail um aviso de que alguém (inclusive você mesmo) acaba de acessar seu Facebook. Simples, prático e seguro.

Reprodução