A maioria dos brasileiros ainda não protege seus dispositivos móveis. Um relatório, divulgado pela empresa de segurança Kaspersky Lab, revela que 53% dos donos de celular no Brasil não usam senhas para bloquear os aparelhos e apenas 16% criptografam seus arquivos e pastas para evitar o acesso não autorizado.
Além disso, menos da metade (47%) dos entrevistados faz backup de seus dados e somente 21% usam recursos antirroubo em seus dispositivos. Isso significa que, na perda ou roubo do celular, a pessoa fica impossibilitada de acessar as suas informações remotamente.
Como os celulares estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, a perda do aparelho por levar a um roubo de dados. Por exemplo, 43% dos brasileiros usam seus smartphones para fazer transações em bancos online, 62% usam seus smartphones regularmente para acessar suas contas pessoais de e-mail e 64% para atividades em mídias sociais, sendo que todas essas atividades envolvem uma enorme quantidade de dados sigilosos.
A recomendação dos especialistas de segurança é de que os usuários adotem um sistema de bloqueio dos aparelhos e façam backup das informações constantemente ou então usem um serviço de armazenamento em nuvem.