Na noite de terça-feira (10), a Ring anunciou o recall de cerca de 350 mil campainhas inteligentes nos Estados Unidos após 23 relatos de que algumas delas pegaram fogo. Há relatos de danos leves à propriedade e oito pessoas tiveram queimaduras leves. A empresa é de propriedade da Amazon.

Segundo a CPSC (sigla em inglês para Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA), os dispositivos apresentam risco potencial de incêndio relacionado à bateria. No aviso emitido, é apontado que a campainha pode superaquecer quando são usados parafusos incorretos na instalação.

De acordo com o órgão, 85 relatos de incidentes foram recebidos de pessoas que utilizaram parafusos incorretos. “Os consumidores devem parar imediatamente de instalar as campainhas de vídeo em recall”, diz. O recall contempla o modelo Ring Video Doorbell (2ª geração). Usuários podem confirmar se o modelo utilizado é compatível no site ou app da empresa.

Reprodução

Dispositivo da Ring pode ser usado para ver quem bate na porta de usuários e vigilância doméstica. Imagem: Ring/Reprodução

A Ring, em comunicado, informou que vem trabalhando em conjunto com o CPSC e que tem entrado em contato com os clientes que compraram o dispositivo “para garantir que receberam o manual do usuário atualizado e seguir as instruções de instalação do dispositivo”.

Preocupações sobre vigilância

O modelo de campainha inteligente em questão foi vendido de junho de 2020 até outubro pelo preço aproximado de US$ 100, cerca de R$ 539 em conversão direta. Ele é produzido na China e importado pela Ring, que tem sede nos Estados Unidos. O recall também abrange as cerca de 8.700 unidades vendidas no Canadá.

Os dispositivos da Ring, como o Ring Video Doorbell (2ª geração), possuem uma câmera para segurança doméstica. Ela pode monitorar varandas e a parte da frente das casas, sendo controlada por um aplicativo.

Os dispositivos da Ring têm enfrentado problemas quanto à segurança e privacidade de usuários. Já foram emitidas diversas complicações de segurança de dados no passado, além de considerações quanto ao uso deles para projetos de vigilância.