Califórnia quer que os consumidores sejam pagos pelo uso de seus dados

Governador Gavin Newson sugere que as empresas paguem para usar os dados dos usuários. Defensores da privacidade na internet são contra a ideia
Luiz Nogueira25/02/2019 14h35, atualizada em 25/02/2019 23h30

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Não é de hoje que as companhias coletam dados pessoais dos clientes e os usam das mais diversas maneiras. Se o usuário não concordar com a prática, é bom que pare de usar o Facebook e o Google imediatamente.

Pensando nisso, Gavin Newson, governador da Califórnia, sugeriu que as companhias paguem para usar os dados dos consumidores. Isso foi chamado de ‘dividendo de dados’. O Vale do Silício tem algumas das leis mais avançadas quando o assunto é privacidade de dados. Uma lei recém-aprovada garante que os usuários tenham amplo controle sobre suas informações.

A ideia de Newson, aliada à nova lei, pode fazer que a prática do uso de dados se torne menos comum, já que as empresas terão de pagar por eles. “Reconhecemos que seus dados têm valor e pertencem a você”, diz. A ideia de pagar os clientes pelo uso de seus dados não é inteiramente nova: acadêmicos pensam nisso há décadas.

Alguns defensores da privacidade não concordam com o conceito de dividendo de dados. Eles dizem que a política pública não deve criar incentivos para os consumidores compartilharem suas informações. Em vez disso, ela deve ajudá-los a mantê-las privadas.

A sugestão de Newson pode ser interessante para o consumidor, pois trata de uma preocupação de muitos: o uso de dados sem consentimento. Caso a ideia vingue, os internautas passarão a ter mais controle de quais empresas utilizam suas informações. Acredita-se que elas não apenas ajudam as companhias a venderem anúncios, mas contribuem para o desenvolvimento da inteligência artificial.

Via: CNet

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital