Se você tem um iPhone e trabalha com informações sensíveis, como dados governamentais ou empresariais, é melhor tomar cuidado com os cabos que usa para conectá-lo ao seu computador. O hacker Mike Groover anunciou que conseguiu produzir em uma fábrica uma versão do O.MG Cable, um cabo Lightning que pode ser usado para invadir um computador.
O cabo foi desenvolvido em Agosto deste ano, e até o momento era produzido de forma artesanal. Dentro dele há um ponto de acesso Wi-Fi ao qual um malfeitor pode se conectar, e a partir dele instalar malware no computador ao qual o cabo está plugado. “É como se eu estivesse em frente ao mouse e teclado do usuário”, disse Groover.
Segundo o hacker, a versão industrializada do cabo é fruto de “meses” de trabalho. Após receber a primeira unidade, ele a desmontou completamente para se certificar de que não havia nenhum problema de produção que pudesse afetar seu funcionamento.
After months of work, I am now holding the very first fully manufactured #OMGCable. I can’t wait to get these up on https://t.co/mVYIMD3v7g
Now time for a fully destructive teardown to make sure they meet all my requirements for a fully field-ready piece of attack hardware. pic.twitter.com/lMVBv5RRjw
— _MG_ (@_MG_) 29 de setembro de 2019
A produção industrial do O.MG Cable é preocupante, já que irá reduzir consideravelmente o custo do dispositivo, que atualmente é de cerca de US$ 100 pela versão feita à mão. Isso coloca a tecnologia ao alcance de um número maior de malfeitores.
Entretanto, como um ataque com o O.MG cable é algo altamente direcionado (seria necessário substituir um cabo USB da vítima, estar no alcance do Wi-Fi e esperar ela usar o cabo), o grande público não deve se preocupar. Ainda.
Fonte: Vice