Clientes do banco Santander no Brasil têm relatado nas redes sociais uma grave pane no sistema de atendimento da empresa na tarde desta quarta-feira, 28. O site, o aplicativo e até os cartões da empresa apresentaram problemas técnicos.

O site Down Detector, que registra em tempo real problemas de acesso a serviços e sites da web, começou informar um pico de ocorrências relacionadas ao Santander por volta do meio-dia desta quarta.

Um mapa interativo também mostra que a imensa maioria das reclamações de usuários no Down Detector vêm da região sudeste do Brasil, com alguns focos menores no sul e no nordeste. Às 15h, os problemas pareciam começar a diminuir.

À Folha de S. Paulo, o banco informou que o problema foi causado por uma “falha na rede elétrica” já resolvida. No Twitter, porém, a conta oficial do Santander disse aos clientes que houve uma “oscilação” que causou “indisponibilidade” de alguns dos seus serviços.

Como destacou o Tecnoblog, a conta do Santander do Reino Unido disse que as fortes nevascas na Europa afetaram alguns de seus serviços na região. A empresa só não disse se as condições climáticas também podem ter afetado outros países.

No momento em que este texto é escrito, os serviços parecem estar voltando ao normal.