Clientes do banco Santander no Brasil têm relatado nas redes sociais uma grave pane no sistema de atendimento da empresa na tarde desta quarta-feira, 28. O site, o aplicativo e até os cartões da empresa apresentaram problemas técnicos.
Ae galera, quem for usar qualquer cartao SANTANDER pra pagar qualquer coisa agora fica ligado pq nao ta passando debito, credito, saque, NADA! Olha o constrangimento na hora do almoco
— Miguel (@miguel_alves) 28 de fevereiro de 2018
@santander_br os serviços de vocês estão todos fora? Não consigo passar meu cartão, IB fora no celular e no PC, Santander Way fora. Muito sério pra um banco ficar fora do ar muito tempo assim. pic.twitter.com/kKVCX2e8fo
— Paulo Wirth (@paulowirth) 28 de fevereiro de 2018
Santander tá fora do ar? Não consigo acessar internet banking e nem consegui pagar meu almoço no débito 😒
— Mi (@miriam_br) 28 de fevereiro de 2018
O site Down Detector, que registra em tempo real problemas de acesso a serviços e sites da web, começou informar um pico de ocorrências relacionadas ao Santander por volta do meio-dia desta quarta.
Um mapa interativo também mostra que a imensa maioria das reclamações de usuários no Down Detector vêm da região sudeste do Brasil, com alguns focos menores no sul e no nordeste. Às 15h, os problemas pareciam começar a diminuir.
À Folha de S. Paulo, o banco informou que o problema foi causado por uma “falha na rede elétrica” já resolvida. No Twitter, porém, a conta oficial do Santander disse aos clientes que houve uma “oscilação” que causou “indisponibilidade” de alguns dos seus serviços.
Como destacou o Tecnoblog, a conta do Santander do Reino Unido disse que as fortes nevascas na Europa afetaram alguns de seus serviços na região. A empresa só não disse se as condições climáticas também podem ter afetado outros países.
No momento em que este texto é escrito, os serviços parecem estar voltando ao normal.