Os aplicativos mais baixados no App Store e no Google Play são os de games e os de redes sociais. Mas esse tipo de plataforma também pode ser benéfica para as empresas, aumentando a eficiência e o retorno sobre investimentos.

O relatório Aplicativos Customizados 2016, lançado pela FileMaker, uma subsidiária da Apple, revela que o uso de aplicativos personalizados é útil desde pequenas e médias empresas até grandes companhias que precisam aumentar a produtividade, racionalizar cargas de trabalho e impulsionar equipes no cumprimento de metas de negócios.

Seis em cada dez empresas relataram que a troca de relatórios e planilhas por aplicativos resultou em melhorias quantificáveis nos serviços que prestam. “Mais de 70% das empresas registram aumento de produtividade, 81% reduzem tarefas ineficazes e 60% reportam maior retorno sobre investimentos”, explica Adriana Fayad, executiva da FileMaker responsável pelas áreas de Brasil e América Latina.

Segundo a pesquisa, 78% dos gestores têm mais facilidade em passar os relatórios para a equipe e 71% registraram redução de erros de dados. Além disso, 94% têm mais facilidade para compartilhar informações e 78% mais facilidade para encontrar as informações necessárias.

Para Ann Monroe, Diretora de Marketing da FileMaker, um dos detalhes mais interessantes é que “os times profissionais estão vendo resultados rápidos, com grande potencial no corte de custos, na medida em que boa parte dos aplicativos são criados dentro da própria empresa”.