Os usuários do sistema operacional Android precisam estar sempre atentos à segurança dos seus aparelhos. Conforme relata o 9to5Google, somente duas fabricantes de smartphones que são alimentados pelo o sistema operacional levam menos de uma semana para liberar atualizações de segurança para os seus usuários.

A Essential e o Google levam alguns dias para atualizar o sistema, enquanto as demais marcas levam semanas e, às vezes, até meses. O estudo foi realizado pela SecurityLab, que analisou o tempo para publicar uma atualização de segurança após a descoberta de uma vulnerabilidade; a demora máxima em disponibilizar a atualização para todos os dispositivos; atualização das operadoras; e por quanto tempo o aparelho é suportado com atualizações de segurança.

Apesar de a Essential e o Google terem se saído bem quando o assunto é tempo de atualização e suporte para todos os dispositivos um mês após o novo sistema, as empresas apresentaram índices vermelho e amarelo para os demais itens.

As fabricantes importantes para o mercado do Android, como Samsung, LG, Motorola, Asus e Sony levam semanas para conseguir liberar uma atualização de segurança e até meses para atualizar todos os dispositivos. Além disso, as companhias oferecem suporte de três anos ou menos para as atualizações.

Já as empresas One Plus, HTC e Blu levam meses para liberar uma atualização, não oferecem para todos os dispositivos e oferecem suporte de até um ano e meio. A Apple e a Microsoft também aparecem na lista com índices bons em quase todas as categorias. Veja a tabela:

Reprodução