Alunos da UC-Berkeley, Universidade da Califórnia, alegaram que o Google está digitalizando ilegalmente suas contas de e-mails. Um grupo de estudantes chegou a entrar com uma ação contra a empresa de tecnologia por usar seus e-mails pessoais para fins publicitários.
A ação movida pelos estudantes afirma que o Google enganou a universidade quando defendeu que as contas não seriam digitalizadas. Entretanto, em uma postagem no blog do Google a empresa afirma que a digitalização de e-mails havia acabado em abril de 2014, dando a entender que antes o processo era feito sem o conhecimento dos alunos.
Chris Jay Hoofnagle, professor de lei de privacidade e direitos na internet da universidade em questão, disse que o Google poderia utilizar as informações recolhidas de acordo com sua vontade, sem que isso fosse avisado aos alunos afetados. Segundo ele, com as informações o Google poderia agir como uma agência de Inteligência com acesso a ideias de várias pessoas e grupos.
O Google não se manifestou sobre o assunto ainda. Os representantes das queixas estão atrás de outras faculdades em que os alunos podem ter sofrido a mesma ação da empresa, e até agora eles conseguiram listar onze instituições.
Via Ubergizmo.