Um algoritmo criado na Universidade de Southern California é capaz de prever se o seu relacionamento atual irá ou não dar certo. Testado com 134 casais, a tecnologia conseguiu prever o que aconteceria com a relação em 80% dos casos.
Para tentar adivinhar o futuro, os cientistas usaram gravações de sessões de terapia dos casais como forma de “ensinar o software”. Com base nesses dados, em que os psicólogos avaliam quando um cônjuge culpa o outro por problemas na relação e quando está aberto a aceitar o outro como ele é, o software foi capaz de adivinhar o destino que a relação iria tomar.
Além disso, a invenção também usa o timbre de voz dos casais como forma de extrair informações que possam ajudar na análise.
Em 80% dos casos, o vidente tecnológico foi capaz de decifrar o que iria acontecer com o relacionamento alheio. Ele também fornecia detalhes sobre o futuro respondendo se a relação iria piorar, permanecer na mesma, melhorar ou se recuperar completamente.
Essa foi a maior taxa de acerto registrada para um algoritmo deste tipo, o que mostra que a forma como as coisas são ditas têm um significado ainda maior que as palavras em si.