Algoritmo ajuda a identificar usuários deprimidos

A ferramenta analisa tuítes para reconhecer expressões que possam indicar que um indivíduo está em depressão. Desde fevereiro, já foram identificados 300 mil potenciais casos
Roseli Andrion22/03/2019 19h24, atualizada em 22/03/2019 20h00

20190322044030

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A depressão é uma doença que requer acompanhamento constante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerda de 800 mil suicídios anuais — o que significa que uma pessoa morre dessa forma a cada 40 segundos.

Muitas dessas pessoas usam um determinado grupo de palavras para se expressar, como uma “linguagem da depressão”. E esses sinais estão no comportamento desses indivíduos nas redes sociais. O Algoritmo da Vida, desenvolvido pela Bizsys, é capaz de identificar expressões e frases que indicam sintomas de depressão em publicações no Twitter.

Depois disso, uma equipe treinada analisa as palavras e expressões para considerar contexto, ironias, recorrência de termos e periodicidade. Em operação desde fevereiro, o algoritmo já detectou quase 300 mil menções e expressões que potencialmente utilizam a linguagem da depressão.

Em seguida, um perfil criado para a ação entra em contato com o usuário e indica o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV). A plataforma pode ser aprimorada, já que aprende pelo contato com novos conteúdos.

Colaboração para o Olhar Digital

Roseli Andrion é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital