Uma atualização feita no Chrome para Android adiciona suporte para a tecnologia Safe Browsing, do Google, que avisa ao usuário se o site que ele está tentando visitar for potencialmente perigoso antes de redirecioná-lo para o site.
A página vermelha com o aviso já estava disponível para os usuários do Chrome em computadores, mas agora ele também aparecerá em dispositivos mobile. De acordo com o próprio Google, esse tempo que levou para trazer isso para mobile foi tão longo porque é mais difícil propiciar esse tipo de proteção para essa plataforma.
A empresa afirma que é preciso uma quantidade grande de dados para manter a lista de sites potencialmente perigosos atualizada e precisa. Como a conexão dos smartphones é mais lenta que a dos computadores, custa mais dinheiro e é, com frequência, limitada, a dificuldade surgiu.
Foram feitas várias mudanças no código do Chrome que permitiram que esse recurso fique ativo no Android sem que a bateria do telefone seja comprometida, o processador seja usado intensamente ou que aconteja um consumo exagerado de memória.