A partir de agora, quando um internauta fizer pesquisa pelo Yahoo, ele talvez esteja usando o Google sem perceber, porque as duas companhias fecharam um acordo para que o Yahoo use os mecanismos do Google por trás do seu próprio buscador.

A revelação foi feita pela companhia de Marissa Mayer nessa terça-feira, 20, durante a divulgação dos resultados trimestrais. Em comunicado aos investidores, o Yahoo diz que o acordo foi fechado em outubro e “fornece mais flexibilidade ao Yahoo para escolher entre fornecedores de resultados de pesquisa e publicidade”.

O Yahoo já tinha um negócio semelhante com a Microsoft e o Bing, e a companhia lembrou disso: “A oferta do Google complementa os serviços de busca fornecidos pela Microsoft, que permanece uma parceira forte, assim como as próprias tecnologias de busca do Yahoo e seus produtos de publicidade.”

Conforme explica o TechCrunch, o Yahoo poderá escolher individualmente quais pesquisas enviará aos concorrentes/parceiros, sem a obrigação de respeitar um número mínimo de requisições. Além disso, o acordo não garante exclusividade e permite “expressamente” que o Yahoo use qualquer outro serviço de buscas e publicidade.