O lançamento do Windows 10 não foi suficiente para convencer os consumidores abandonar um Android ou iPhone. Segundo levantamento da Gartner, a participação de mercado do sistema operacional móvel da Microsoft caiu 43% de 2014 a 2015.
Isso aconteceu entre os terceiros trimestres de cada ano. Se no em 2014 o Windows estava instalado em 3% dos smartphones presentes no mercado (com 9 milhões aparelhos vendidos), em 2015 o percentual foi para 1,7% (e as vendas, para 5,8 mi).
O BlackBerry também não anda nada bem, com o número de aparelhos vendidos tendo caído de 2,4 milhões a 977 mil e a participação de mercado, de 0,8% a 0,3%.
Android e iOS seguem em alta, sendo que o primeiro cresceu 1,68% em participação de mercado, indo de 83,3% a 84,7%, enquanto o iOS teve alta de 4,79% – de 12,5% a 13,1%. Aliás, quando o assunto é quantidade de aparelhos vendidos, a alta dos iPhones também supera a dos modelos com Android, porque a Apple cresceu suas vendas de 38,1 milhões a 46 milhões (alta de 20,6%), enquanto as entregas de Android foram de 254,3 milhões para 298,7 milhões (alta de 17,4%).
Venda de aparelhos
Foi graças aos mercados emergentes que a indústria de telefonia móvel conseguiu crescer nesse período, segundo a Gartner. No terceiro trimestre deste ano foram entregues 353 milhões de smartphones, alta de 15,5% em relação a 2014.
Desses, 259,7 milhões foram para países em desenvolvimento, onde o crescimento ante 2014 foi de 18,4%. Em países ricos, a alta foi de apenas 8,2%.