Na internet é assim: postou, eternizou! Seja um texto, uma opinião, uma foto ou um vídeo compartilhado – todo conteúdo publicado diz muito sobre você. Se antigamente, tudo o que você tinha para concorrer a uma vaga de emprego era o seu currículo e uma boa entrevista, hoje as redes sociais se tornaram uma extensão das nossas vidas – inclusive a profissional.
Qualquer um poderia maquiar informações no currículo ou se preparar super bem para uma determinada entrevista, mas é nas redes sociais que as pessoas se mostram na sua essência. As empresas sabem muito bem disso e cada vez mais estão muito atentas ao comportamento dos seus candidatos e funcionários no mundo online, não tenha dúvida.
Ou seja, é melhor ter algum cuidado e não se expor demais. A primeira regra básica é: se você não diria aquilo em público, não publique. Simples! Ter educação é essencial. E uma boa dose de bom senso e responsabilidade não faz mal a ninguém. Cuidado com os grupos de Whatsapp do trabalho – dependendo do teor da mensagem, você pode, sim, ser demitido por justa causa. No Facebook, Twitter ou Instagram, pense um pouquinho a mais antes de postar. Não custa nada e, pelo contrário, pode lhe render bons frutos – ou um novo emprego.
Essa é a boa notícia das redes sociais quando nosso perfil digital se funde com a nossa vida real. O que você publica, compartilha ou diz pode servir como filtro e até alinhar seus valores com o de muitas empresas; e esta equação de valores alinhados é – na maioria das vezes – sinônimo de sucesso profissional.