A LG anunciou hoje os seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2017. Entre abril e junho deste ano, a empresa teve uma receita de 14,5 trilhões de won (cerca de R$ 41 bilhões) e um lucro de 664,1 bilhões de won (cerca de R$ 1,87 bilhões), que representam aumentos de 4% e 13,6%, respectivamente, com relação ao mesmo período do ano passado.
Mas as coisas não foram tão boas assim para o setor de comunicações móveis da empresa, que de acordo com o anúncio teve um semestre “desafiador”. A divisão teve uma receita de 2,7 trilhões de won (R$ 10 bilhões) e um prejuízo de 132,4 bilhões de won (R$ 374 milhões), resultados praticamente idênticos aos do ano passado.
Esses resultados são atribuídos pela empresa às “vendas mais fracas do que o esperado dos smartphones premium e um aumento nos custos dos componentes”. No entanto, a LG espera que “a introdução da nova série Q e o lançamento de novos dispositivos de ponta nas próximas semanas devam melhorar a performance da empresa na segunda metade de 2017”.
Outros setores
Curiosamente, a divisão que “carregou a empresa” no último semestre foi uma das quais as pessoas não costumam se lembrar: a de aplicativos domésticos e soluções de ar. A área, responsável por produtos como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, teve um aumento de 43% nas vendas no mercado coreano ao longo do segundo trimestre de 2017 (na comparação com o ano anterior). Além disso, a LG recebeu mais prêmios de satisfação do consumidor no setor de cozinha e lavanderia do que qualquer outra empresa do ramo.
Por sua vez, o setor de entretenimento doméstico teve um aumento de 2% em seu desempenho financeiro com relação ao mesmo período de 2016. Os principais responsáveis por isso foram as TVs OLED e Super Ultra HD da empresa. Finalmente, a divisão de componentes veiculares, responsável por peças de carros elétricos, teve um aumento de 38% em suas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. No final, a divisão de celulares foi a única que não avançou.