O último smartphone top de linha da Samsung ainda não conseguiu o mesmo sucesso de seu antecessor — e vendas no primeiro ano de vida do Galaxy S9 devem inclusive ficar abaixo das do S8. Quem diz isso são analistas de mercado ouvidos pela Reuters, que preveem um crescimento menor nos lucros da empresa sul-coreana para o segundo trimestre de 2018.
Segundo os analistas, a culpa dessa desaceleração nas vendas é a falta de inovação no segmento de flagships, apresentada não só pela marca, como também por outras fabricantes. Como nota a reportagem da Reuters, ainda que tenha trazido algumas mudanças no software, o Galaxy S9 não trouxe grandes revoluções em termos de hardware — a maior mudança, vale lembrar, foi a câmera com abertura ajustável.
O resultado desta estagnação foi uma movimentação dos consumidores para modelos mais baratos, fabricados especialmente por marcas chinesas. Três delas inclusive apareceram entre as cinco empresas com mais smartphones entregues, publicado pela IDC em fevereiro deste ano: a Xiaomi, a Huawei e a Oppo, que dividem o topo com Samsung e Apple.
Vale dizer que a marca norte-americana é das poucas de fora da China que tiveram resultados bons nas vendas de seu topo de linha. Os números alcançados pela marca com iPhone X inclusive surpreenderam o mercado, superando as expectativas.
As vendas desaceleradas, no entanto, ainda não são uma notícia tão ruim para a Samsung, que registrou um lucro operacional recorde no primeiro trimestre deste ano. O aumento na receita consolidada foi de 20%, chegando a 56,1 bilhões de dólares, e o maior responsável por isso foi seu setor de semicondutores, que hoje já representa três quartos dos lucros da marca. A expectativa é de que o negócio de processadores da empresa se torne ainda mais relevante, com os lucros gerados por ele crescendo 50% no próximo trimestre.