Os brasileiros estão comprando cada vez menos tablets. Pelo segundo ano consecutivo, o mercado apresentou queda, sendo que em 2016 foram vendidos aproximadamente 4 milhões de unidades, ou seja, 32% a menos do que em 2015, quando foram comercializados cerca de 5,8 milhões de dispositivos.
De acordo com dados do estudo IDC Brazil Tablets Tracker Q4, realizado pela IDC Brasil, do total de tablets vendidos no ano passado, apenas 26,5 mil foram híbridos, ou seja, notebooks com telas destacáveis.
Além disso, entre outubro e dezembro de 2016 foram comercializados 1,2 milhão de unidades, o que representa 17% a mais do que no terceiro trimestre de 2016 e 11% a menos do que no mesmo período de 2015. Essa alta se dá ao fato de que os tablets ainda fazem parte da lista de desejos do público infantil e houve aquecimento nas vendas para o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal.
Porém, a expectativa para 2017 não é positiva. A IDC Brasil estima que o mercado de tablets chegue à marca de 3,7 milhões de dispositivos vendidos neste ano – 7% a menos do que em 2016.