Vendas de smartphones no Brasil caem 25% em um ano

Redação31/05/2016 19h02, atualizada em 31/05/2016 19h11

20160412123811

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nos três primeiros meses do ano foram vendidos 10,6 milhões de smartphones no Brasil, de acordo com um levantamento da Gartner. No entanto, este valor está bem abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre de 2015, 14,2 milhões de aparelhos foram comercializados no país; isso representa uma queda anual em torno de 25% nas vendas.

A Samsung continua liderando o mercado nacional com 4,4 milhões de unidades vendidas, seguida pela Lenovo (2 milhões) e BLU Products (1,2 milhão. Já a LG ficou em quarto lugar, com 980 mil smartphones vendidos, enquanto a Apple vendeu 498 mil e ocupou o quinto lugar.

Todas as fabricantes registraram queda nas vendas, com exceção da BLU, que teve alta de 9%. A empresa que teve a maior queda foi a LG (-58%), seguida pela Apple (-40%), Lenovo (-24%) e Samsung (-17%). Demais marcas tiveram queda de 35%.

Global
Nos três primeiros meses do ano foram vendidos 349 milhões de smartphones. Esse total equivale a cerca de 3,8 milhões de aparelhos comercializados por dia, segundo um levantamento realizado pela Gartner.

Comparado com o mesmo período do ano passado, foi registrado um aumento de 3,9% nas vendas.
A Samsung estendeu sua liderança sobre a Apple com 23% da participação de mercado, enquanto que a empresa de Steve Jobs teve seu primeiro declínio de dois dígitos no período, com as vendas de seus celulares caindo 14%.

Por outro lado, os fabricantes chineses ocupam três dos cinco primeiros lugares do ranking e somam 17% das vendas, sendo Huawei (8,3%), Oppo (4,6%) e Xiaomi (4,3%). O destaque vai para a Oppo, que obteve o melhor desempenho do trimestre, alcançando a quarta posição com um crescimento de 145% nas vendas unitárias.

Para o Diretor de Pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, esse cenário se dá por conta da saturação de crescimento de grandes vendedores. “Com essa mudança de dinâmica do mercado de smartphones, as companhias chinesas estão surgindo como as novas marcas globais. Duas delas se classificaram entre as cinco maiores vendedoras de smartphones no primeiro trimestre de 2015 e representaram 11% do mercado. Já no primeiro trimestre de 2016, três empresas chinesas estão no top 5 e somam 17% do mercado”, explica.

Em relação ao sistema operacional, o Android recuperou participação sobre o iOS (14,8%) e o Windows (0,7%), alcançando 84% do market share.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital