Venda de vinis supera CDs pela primeira vez desde os anos 80 nos EUA

Números foram apresentados no levantamento da Associação Americana da Indústria de Gravadoras (RIAA) de meio do ano; mercado de streaming também apresentou crescimento
Flávio Pinto14/09/2020 17h56, atualizada em 14/09/2020 20h13

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Os colecionadores de vinis têm mostrado a sua força no mercado consumidor dos Estados Unidos. Conforme divulgou a Associação Americana da Indústria de Gravadoras (RIAA, na sigla em inglês) na última sexta-feira (11), o atual consumo de vinis ultrapassou em números os de CDs, pela primeira vez na indústria desde os anos 1980.

Esse e outros dados foram publicados no relatório de meio do ano da associação, que também registrou outros números referentes à ascensão — e a queda — de algumas mídias físicas. Segundo o que foi reportado, os números de vinis aumentaram em 4% desde o primeiro semestre de 2019, catapultando a receita para o acúmulo de US$ 232 milhões, o valor representa 62% da receita física, no total, durante o primeiro semestre do ano.

shutterstock_718664518.jpgVinis em alta: receita gerada por colecionadores do artigo “vintage” galgam receita de CDs pela primeira vez desde os anos 1980. Créditos: Shutterstock 

No entanto, as vendas físicas, em termos gerais, deram uma pequena recuada: ao todo, registraram US$ 376 milhões, uma queda de 23% em relação à 2019. Alguns fatores que resultaram no baque do setor são as medidas de isolamento e distanciamento social que impossibilitou a venda de CDs em shows, a visitação de lojas de música, os orçamentos em queda por conta do desemprego resultante da pandemia do coronavírus, entre outros.

Contudo, o principal “vilão” da causa parece ser a popularização e o aumento do alcance dos serviços de streaming.

Números do mercado de streaming

O relatório apontou que mais de 85% da receita do mercado musical vem das plataformas de streaming. Esse número de seis meses já espanta o total de 2019, cuja receita calculada foi de 79%.

O somatório de todas as assinaturas de plataformas (Spotify, Apple Music, Tidal, entre outros) do semento aumentou em 72% comparado com o primeiro semestre de 2019: cresceu em mais de 72 milhões de dólares. A receita total do mercado de streaming já aumentou 12% do total de 2019: agora, as plataformas já foram responsáveis por US$ 4.8 bilhões da receita.

Já o crescimento nas receitas de streaming suportados por anúncios deu uma pequena queda de 3%. Mas, apesar disso, é apontado que a receita de streaming suportado por anúncios ainda foi maior que as vendas físicas e download digitais: US$ 421 milhões e US$ 351 milhões, respectivamente.

Via: Engadget

Analista de SEO

Flávio Pinto é analista de seo no Olhar Digital