De acordo com um e-mail recebido pelo Business Insider, a Uber está testando um novo modelo de negócios em algumas das regiões metropolitanas dos Estados Unidos. A empresa permitirá a compra de pacotes de 20 ou 40 viagens; após a aquisição do pacote, cada uma dessas viagens terá um preço fixo. 

Na região metropolitana de San Francisco, por exemplo, o teste funciona da seguinte maneira: o usuário pode comprar um pacote de 20 viagens por US$ 20, ou de 40 viagens por US$ 30. Uma vez adquirido o pacote, cada uma dessas viagens custará apenas US$ 2 (no caso do UberPool) ou US$ 7 (no caso do UberX), independente da distância ou do tempo viajado.

Caso o usuário opte por um pacote de 20 viagens por US$ 20 e use UberPool em todas, no final do pacote, ele terá pago um total de US$ 60, ou US$ 3 por viagem. Em San Francisco, segundo o Business Insider, esse valor é apenas US$ 0,75 mais caro que o preço da passagem de ônibus. No entanto, os pacotes têm validade de um mês, após o qual as viagens voltam a ter o preço normal mesmo que o usuário não tenha gastado todas.

Reprodução

Outros testes

Segundo o The Next Web, o teste está sendo realizado com grupos pequenos de usuários selecionados. San Francisco, contudo, não é a única região dos EUA a receber esse teste. Ele também está sendo realizado nas regiões de Miamo, Seattle, San Diego, Boston e Washington D.C.

A imagem acima mostra a região de San Francisco na qual os pactoes são válidos. Viagens que comecem ou terminem fora dessa área não entram no pacote, e precisam ser pagas separadamente. A mesma coisa acontece caso o usuário supere o número de viagens contratados no pacote.

Esses outros locais, contudo, têm preços diferentes para os pacotes de viagens. O preço das viagens de UberPool varia entre US$ 1 e US$ 3 segundo o local testado; as viagens de UberX, por sua vez, vão de US$ 5 a US$ 9 em locais diferentes. Ainda segundo o Business Insider a ideia da empresa é fazer com que os usuários substituam o transporte público por Uber na ida para o trabalho e na volta para casa.