A Uber anunciou que vai investir R$ 200 milhões na abertura de uma central de atendimento voltada aos seus clientes e parceiros brasileiros. A unidade ficará na região do Morumbi, bairro nobre de São Paulo, e deve gerar 2.000 empregos — mas a empresa acredita que esse número possa chegar aos 7.000 até o fim do ano. Os trabalhos estavam previstos para começar na última terça-feira, 17.
Ao repercutir o assunto, a agência Reuters lembrou que o investimento ocorre apenas alguns dias após a Didi Chuxing anunciar que colocaria o equivalente a R$ 321 milhões na 99, empresa brasileira que oferece serviços de transporte nos mais variados formatos — incluindo o da carona compartilhada, principal área da Uber.
A Didi Chuxing era conhecida como “Uber da China”, como se fosse uma versão genérica da empresa americana em seu país. Isso durou até o momento em que a Didi comprou a subsidiária da Uber na China e tirou a concorrência de lá. E agora a empresa começou a botar seus pés no Brasil, onde o mercado tem encolhido cada vez mais para a Uber.
No Brasil, aplicativos como 99 e EasyTaxi apareceram com foco em ligar passageiros a taxistas, enquanto a Uber atuava sozinha no ramo das caronas compartilhadas. As coisas começaram a mudar quando esses mesmos apps passaram a expandir seus negócios, e o mercado se mexeu ainda mais com a chegada do Cabify.
No meio disso tudo, a Uber tem enfrentado descontentamento por parte dos clientes locais devido às mais diversas razões, incluindo relatos de assédios cometidos por motoristas que atuam em nome da empresa. Os próprios trabalhadores têm reclamações, também, como reporta a revista Época, indo da remuneração inadequada à falta de segurança. São questões que provavelmente entrarão no foco desse novo time de atendimento.