Em 2015, o Google anunciou a construção de um YouTube Space no Rio de Janeiro. Durante um evento para jornalistas hoje, a empresa compartilhou mais informações sobre o estúdio para criadores do YouTube que a cidade deve ganhar.
Ao todo, o YouTube Space Rio terá cerca de 2000 metros quadrados de estúdios. Eles serão divididos em três grandes espaços de gravação que, por sua vez, podem ser subdivididos em outros espaços menores. O local também contará com ilhas de edição e pós-produção equipadas com Macs e uma área de empréstimo de equipamentos de gravação (como câmeras, microfones e luzes).
O espaço poderá ser usado por pessoas que tenham um canal no YouTube com no mínimo 10 mil inscritos. No entanto, a empresa informou também que ele terá diferentes níveis de acesso. Assim, canais mais populares poderão aproveitar mais os recursos do espaço. Além dos espaços de criação, o local também terá áreas de convivência e ambientes planejados para eventos e workshops.
Por que o Rio?
A inauguração do novo YouTube Space deverá acontecer no primeiro semestre de 2017, segundo o Google. Com a abertura do espaço, o Brasil se tornará o segundo país do mundo a ter YouTube Spaces em duas cidades diferentes. Apenas os Estados Unidos também têm dois locais assim.
Segundo a empresa, o Rio de Janeiro é uma espécie de pólo regional de canais do YouTube. Alguns dos canais brasileiros de maior alcance, como Porta Dos Fundos, Parafernálha, VenomExtreme e Felipe Neto são produzidos na cidade. Com esses quatro, a cidade concentra 4 dos 15 canais mais assinados no Brasil.
O Brasil, aliás, é um mercado estratégico para o YouTube. Segundo Eduardo Brandini, diretor de parcerias do site no Brasil, os brasileiros assistem a uma média de 8 horas por semana de vídeos na plataforma – o que, novamente, deixa o país atrás apenas dos Estados Unidos.
São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a receber um YouTube Space. Ele fica no bairro do Bom Retiro e divide o espaço com o Instituto Criar, que oferece oficinas de técnicas de produção audiovisual como iluminação, cenografia e contrarregragem. Segundo o Google, o espaço recebe cerca de 2 mil visitantes diferentes por mês. Nesse mesmo período, ele produz 35 vídeos e ministra 15 workshops, o que o torna um dos YouTube Spaces mais movimentados do mundo