Um estudo produzido pelo grupo Kantar Media analisou o que deverá acontecer com as mídias sociais no ano que vem. A análise integral contempla desde a rivalidade cada vez mais acirrada entre Facebook e Snapchat até a invasão dos chatbots e a mudança no comportamento dos internautas.
1. Snapchat vs. Facebook
A rivalidade que vem se intensificando ano após ano, principalmente com as diversas tentativas da empresa de Mark Zuckerberg para tentar acabar com o rival, promete continuar firme e forte em 2017. A briga não deverá ser pelo número total de usuários, mas sim pela quantidade de internautas ativos no serviço.
2. A evolução da realidade aumentada
O fenômeno “Pokémon Go” talvez tenha sido a principal ferramenta em 2016 para expor o uso da realidade aumentada em jogos e aplicativos. A tecnologia não deverá ser abandonada e está nos planos de empresas como Apple, Google, Facebook, Snapchat, Twitter e Amazon.
3. Invasão dos bots
Os bots chegaram pra ficar. Diversos aplicativos têm usado a tecnologia para otimizar seus serviços e facilitar a vida dos usuários e pode-se dizer que 2016 foi o ano dos chatbots – os bots especializados em atendimento e que conseguem manter conversas sem problemas, como a Siri, por exemplo. A previsão é que teremos ainda mais bots em 2017.
4. Redes sociais ofuscando sites e blogs
Antigamente as empresas produziam conteúdo para seus sites e blogs e usavam as redes sociais para tentar trazer o público para essas páginas. Isso tem mudado aos poucos e em 2017 a tendência é que cada vez mais players adotem a estratégia de produzir conteúdo diretamente na rede social sem a preocupação de levar o usuário para algum site.
5. Voz no lugar dos dedos
Mais pessoas vêm usando comandos de voz para dar ordens em seus dispositivos, principalmente em smartphones. A ideia para 2017 é que os recursos de busca por comandos de voz sejam aperfeiçoados e passem a incluir novos recursos, como geolocalizadores que permitem que os resultados variem de acordo com o lugar onde a pessoa está.