O mercado de aplicativos de streaming de música ganhou mais um competidor. o Soundcloud lançou hoje nos EUA o serviço SoundCloud Go, que dá acesso às mais de 125 milhões de faixas disponíveis no serviço sem propagandas e com a possibilidade de baixar músicas para ouvir offline.
O serviço concorrerá com outros apps semelhantes, como Sportify, Apple Music e Tidal. Nos últimos meses, o serviço firmou parcerias com grupos como Sony Music Entertainment, Warner Music Group e Universal Music Group. O objetivo era poder também oferecer aos seus assinantes os acervos musicais dos artistas sobre cujas composições esses grupos detém o direito de monopólio intelectual.
Atualmente, o SoundCloud já possui 175 milhões de usuários registrados. A expectativa da empresa é conseguir convencer ao menos uma parcela deles a aderirem ao serviço pago. De acordo com o Business Insider, mesmo que uma porcentagem pequena dessa clientela mude para a versão paga, ele ainda poderia se aproximar dos números de usuários pagos de apps como Spotify (30 milhões) e Apple Music (11 milhões).
Por enquanto o app só está disponível nos Estados Unidos, mas segundo o VentureBeat, ele deve chegar a outros países em breve. Nos EUA, ele custa US$ 9,99 por mês, mas oferece o primeiro mês gratuitamente para novos usuários.