Sony continua sem saber o que fazer com sua divisão de smartphones

Redação31/07/2018 12h23

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A divisão de smartphones da Sony continua indo de mal a pior. A empresa japonesa divulgou seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2018 (primeiro trimestre fiscal do ano), e a área referente aos dispositivos móveis teve mais três meses de prejuízo. Foram apenas 2 milhões de aparelhos vendidos no período de abril a junho, rendendo um prejuízo operacional de 10,8 bilhões de ienes, equivalente a mais ou menos 361 milhões de reais.

Os números conseguem ser ainda piores do que os alcançados no primeiro trimestre fiscal de 2017, que a Sony fechou com 3,4 milhões de unidades vendidas e com um lucro operacional na casa dos 3,6 bilhões de ienes (120 milhões de reais). Foi um ponto fora da curva, no entanto, visto que os meses anteriores e seguintes também foram fracos para a divisão. Durante todo o ano fiscal de 2017, a marca vendeu 13,5 milhões de telefones. Para efeito da comparação, a Samsung entregou mais de 74 milhões de unidades só no último trimestre do ano passado.

Mas nem todas as notícias são ruins para a empresa japonesa. Contrariando as expectativas, as vendas do PlayStation 4 pouco caíram de um trimestre para o outro, batendo a marca de 3,2 milhões de unidades – apenas 100 mil a menos do que no mesmo período em 2017. Foram 40 milhões de jogos vendidos e quase 34 milhões de assinaturas registradas na PlayStation Plus. Ao todo, o lucro garantido pela divisão foi de quase 2,8 bilhões de reais.

A previsão ainda é de queda nas vendas do PS4, o que não seria nada além do natural considerando que o ciclo de vida do console está perto de ser encerrado. Ainda assim, com alguns bons lançamentos de jogos previstos para este ano – “Red Dead Redemption 2”, “Assassin’s Creed: Odyssey” e o título do Homem-Aranha, para ficarmos só em três exemplos –, a empresa pode segurar uma eventual queda nos lucros com a venda de games.

O mesmo não dá para dizer da divisão de smartphones. O setor foi um dos dois únicos a não dar resultados positivos para a Sony no trimestre, sendo o outro a área de cinema – que não lançou muitos filmes no período, mas que deve se recuperar até o fim do ano. Considerando os dois prejuízos, a empresa ainda conseguiu lucrar o equivalente a 6,7 bilhões de reais.

Com poucas mudanças e inovações nos Xperias lançados recentemente, preços cada vez mais altos nos seus tops de linha e com a concorrência também enfrentando dificuldades para crescer num mercado um tanto quanto estagnado e saturado, o futuro não parece ser muito promissor para a os celulares da Sony.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital