O Snapchat anunciou hoje que começará a permitir que usuários paguem para criar filtros personalizados, que poderão ser usados em determinados locais e horários. A ideia é que os filtros possam ser usados para eventos pessoais, como festas ou casamentos, funcionando de maneira semelhante às hashtags do Twitter e do Instagram.
Além de usuários tradicionais, marcas e empresas também poderão criar filtros semelhantes, utilizando seus logos. A área geográfica dos filtros poderá ficar entre 20 mil e 5 milhões de pés quadrados (algo entre um quateirão e um bairro pequeno), e os filtros poderão ficar ativos entre 1 e 30 dias. Os preços dos filtros variarão conforme área e tempo, mas começarão em US$ 5. O vídeo abaixo ajuda a ilustrar como eles funcionarão:
Em outra diferença importante, os filtros customizados também darão acesso a dados de visualização, tais como quantas pessoas usaram e quantas pessoas visualizaram os filtros criados dessa maneira. Esse recurso oferece uma oportunidade para que marcas e empresas tenham uma noção melhor do alcance de suas criações.
A criação dos filtros, no entanto, deverá ser feita com certa antecedência: antes de ativá-los, o Snapchat os submeterá a um processo de revisão e aprovação. Segundo o Engadget, contudo, o processo deve durar no máximo cerca de um dia.
Por enquanto, os filtros customizados estão disponíveis apenas nos EUA, Canadá e Reino Unido. A novidade ainda não chegou ao Brasil mas, segundo o site do aplicativo, ele deve chegar à região “em breve”.