O Snapchat anunciou hoje o lançamento de “Geostickers” – adesivos para vídeos e imagens que só estão disponíveis em algumas localizações. Assim como os filtros de região que aparecem nas fotos de usuários que têm os servços de localização ativados, os Geostickers só aparecerão quando o aplicativo detectar que o usuário está na cidade daqueles stickers.
São Paulo é a primeira cidade do Brasil a ter os novos stickers. Além dela, Nova York, San Francisco, Los Angeles, Washington DC, Honolulu, Londres, Sidney, Paris e Riyadh serão as primeiras cidades do mundo a ter stickers específicos.
Um passo à frente
Essa pode se tornar, no futuro, uma forma do Snapchat ganhar dinheiro. A empresa já possibilita que pessoas e empresas criem filtros geográficos para determinados locais e eventos, mediante o pagamento de uma pequena taxa. É provável, portanto, que no futuro o Snapchat inclua uma opção para incluir stickers dessa mesma maneira.
Além disso, também pode representar um esforço da rede social para se diferenciar das demais. O Twitter recentemente disponibilizou stickers para seus usuários, e hoje mesmo o Instagram lançou um novo recurso que o torna quase idêntico ao Snapchat.
Mesmo sem fazer esse esforço, no entanto, o Snapchat já vem ganhando muito espaço entre as redes sociais. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que ele fica à frente do Instagram no uso entre o público jovem e, dentre os usuários de iOS, ele supera tanto o Instagram quanto o WhatsApp em tempo de uso.