Depois de meses de negociação, os sindicatos e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) firmaram um acordo para o reajuste salarial dos trabalhadores de TI. O acordo, firmado pelo Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo), prevê um ganho financeiro de 7,05% sobre o salário mensal da categoria.
Em números, isso garante a reposição das perdas geradas pela inflação (6,29%) e mais um abono de 10% que começará a ser pago em agosto. O reajuste também é retroativo a 1º de janeiro.
Além disso, o acordo determina que as empresas ofereçam vale-refeição de pelo menos R$ 17,50 por dia para todos os profissionais que fazem jornadas de oito horas diárias. O auxílio-creche também sofreu alterações e passa a ser 40% do salário normativo para trabalhadores com filhos de até 24 meses de idade e 35% entre 24 meses e 60 meses.
O resultado foi bastante comemorado pelo sindicato, ainda mais porque a proposta da comissão patronal no início do ano era de apenas 3,5% de reajuste. Ao todo, foram sete rodadas de negociações.