No terceiro trimestre de 2015 a Samsung sofreu sua primeira queda anual na quantidade de smartphones vendidos no mundo, segundo análise da TrendForce.
O recuo foi de apenas 1% e não chega a ameaçar a liderança da coreana, que vendeu 325,5 milhões de dispositivos entre julho e setembro deste ano e é responsável por 24,6% do setor. Mas o desempenho da Samsung destoa do momento que vive o mercado.
No geral, a TrendForce avalia que o setor de smartphones cresceu 16,3% no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a marca de 332 milhões de unidades entregues.
A Apple, que é a segunda maior representante da área, vendeu 223,7 milhões de iPhones, um crescimento anual de 16% que lhe permitiu abocanhar 13,7% do setor. E em seguida aparece a Huawei, primeira empresa chinesa a atingir a marca de 100 milhões de smartphones entregues – a companhia tem 8,4% do mercado e, segundo a TrendForce, pode obter um crescimento anual de 40% em 2015.
A Xiaomi até cresceu – 14,6% -, mas a empresa comandada por Hugo Barra não atingiu suas próprias projeções de crescimento, que também eram de vender 100 milhões de aparelhos. Ela tem 5,7% do mercado, fatia igual à da Lenovo.