A Brand Finance, empresa de pesquisa de mercado especializada em avaliar o valor de marcas, divulgou recentemente o Global 500 2016. A pesquisa mostra quais são as marcas mais valiosas do mercado com base em fatores como investimento e receita.
O grande destaque nesse último ranking foi o Google, que teve um crescimento de 23% com relação ao ano anterior e roubou a segunda posição da Samsung, que ficou em terceiro lugar. A Amazon também teve um crescimento surpreendente de 24% e saltou da 8a para a 4a posição. Assim como nos anos anteriores, a Apple foi considerada a marca mais valiosa, com um valor de US$ 145,918 bilhões.
Uma das marcas que mais cresceu nos últimos anos, embora não apareça no top 10, foi o Facebook. Segundo a pesquisa, a marca teve um crescimento superior a 500% desde 2013. Atualmente, a marca vale cerca de US$ 34 bilhões.
Veja abaixo a lista completa das 10 empresas mais valiosas do mundo, com seus respectivos valores:
1 – Apple (US$ 145,918 bilhões)
2 – Google (US$ 94,184 bilhões)
3 – Samsung (US$ 83,185 bilhões)
4 – Amazon (US$ 69,642 bilhões)
5 – Microsoft (US$ 67,258 bilhões)
6 – Verizon (US$ 63,116 bilhões)
7 – AT&T (US$ 59,904 bilhões)
8 – Walmart (US$ 53,657 bilhões)
9 – China Mobile (US$ 49,810 bilhões)
10 – Wells Fargo (US$ 44,170 bilhões)
Na lista das 100 marcas mais valiosas do mundo, ainda não aparece nenhuma marca brasileira. Os países com mais marcas na listagem das 100 mais valiosas são Estados Unidos, China, Reino Unido, Japão e Alemanha. O gráfico abaixo mostra como mudaram os valores das marcas mais valiosas do mundo ao longo do tempo: