De acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado Strategy Analytics, o quarto trimestre de 2015 marcou a primeira vez em que as remessas de relógios inteligentes foram maiores que as de relógios suíços.
Segundo a informação da empresa, 8,1 milhões de relógios inteligentes foram despachados para revendedores entre outubro e dezembro de 2015. No mesmo período, o número total de relógios suíços movidos foi de 7,9 milhões.
Para os relógios suíços, o número total remetido no trimestre representou uma queda de 4,8% ante o último trimestre de 2014, quando um total de 8,3 milhões de relógios foram movidos. Para os relógios inteligentes, contudo, o último resultado representa um aumento enorme de 315,6% com relação ao final de 2014, quando 1,9 milhões de smartwatches foram despachados.
Os dados fazem sentido: o Apple Watch, lançado em 2015, realmente poderia ter contribuído para alavancar as vendas de tais dispositivos. Além disso, por mais que os relógios inteligentes sejam caros, eles ainda são consideravelmente mais acessíveis que os suíços, que chegam a custar dezenas de milhares de dólares. A TAG Heuer, que desenvolveu um relógio inteligente em parceria com o Google e com a Intel, teria representado apenas 1% das vendas de relógios suíços, segundo o relatório.
Especulação
Segundo estimativas do 9to5Mac, a Apple teria liderado as remessas de relógios inteligentes, com um total de 5,1 milhões de dispositivos despachados no período. É importante notar, contudo, que a Apple até agora nunca divulgou um número específico de vendas ou receita de seu Apple Watch: o aparelho é incluído na categoria “Outros” de seus relatórios de desempenho comercial.
Também vale notar que o relatório da Strategy Analytics não se refere ao total de dispositivos vendidos no varejo, mas às remessas que as fabricantes fazem às lojas. O Business Insider estima que, com relação às vendas no varejo, ainda deve “levar algum tempo” até que os relógios inteligentes superem os relógios suíços.