De acordo com uma imagem vazada do site GeekBench pelo site de tecnologia holandês TechTastic, o próximo processador da Apple para iPhones deverá manter a configuração dos atuais, de dois núcleos. Em termos de potência, contudo, isso não deve gerar preocupações: o A10, como se chamará o processador dos próximos iPhones, deverá ser tão rápido quanto o A9X dos iPads Pro.

A imagem vazada mostra a evolução do desempenho dos processadores da Apple em testes de núcleo único. Segundo os testes, o A10 trará uma performance cerca de 20% melhor que o A9 dos iPhones 6s e 6s Plus. Trata-se de um resultado impressionante, já que o A9 teve resultados melhores nesse teste do que a maioria de seus concorrentes com mais núcleos de processamento. Veja abaixo o gráfico:

Reprodução

Ainda de acordo com informações achadas na rede social chinesa Weibo, o processador terá apenas dois núcleos, mas cada um deles terá performance “invencível”. Vale notar também que como a Apple tem controle total tanto do hardware quanto do software dos iPhones, ela consegue otimizar o desempenho de seus componentes em qualquer situação, conforme lembra o Ubergizmo.

Caso esses dados se confirmem, o feito será particularmente impressionante: antes do lançamento dos iPhones 6s e 6s Plus, especulava-se que a Apple optaria por processadores com mais núcleos. Isso porque seria muito difícil para a empresa continuar a oferecer os mesmos ganhos de velocidade a cada geração mantendo a configuração dual-core.

O iPhone SE, último smartphone lançado pela Apple, também utiliza o A9 dos iPhones 6s e 6s Plus, mas em um corpo bem menor. Os supostos resultados do A10, no entanto, parecem confirmar que a estratégia da Apple será lançar um iPhone 7 semelhante aos anteriores mas melhor, para oferecer um produto realmente revolucionário no iPhone 8, em 2017 (que marcará os 10 anos do iPhone).