A Netflix anunciou anteontem que pretende aumentr o preço de seus planos para um dos seus grupos mais antigos de cliente. A declaração veio como parte de uma comunicação aos seus acionistas, na qual a empresa declarava ter superado a marca de 75 milhões de assinantes nas primeiras horas do ano.
De acordo com o comunicado, o aumento de preço terá como alvo os assinantes que começaram a assinar o serviço quando ele tinha apenas um plano disponível. Esses assinantes, que atualmente pagam US$ 7,99 por mês, terão duas opções: passar a pagar US$ 9,99 por mês para continuar assistindo em qualidade HD, ou manter o pagamento mensal de US$ 7,99 para continuar com qualidade SD.
O aumento de preço deve acontecer ao longo dos segundo e terceiro trimestres de 2016. Segundo a empresa “dado que esses membros estão conosco há pelo menos 2 anos, nós esperamos instatisfação apenas sutilmente elevada”. Assim como das outras vezes em que a empresa aumentou seus preços nos EUA, é provável que esse aumento atinja o mercado brasileiro também.
Quando a Netflix aumenta seus preços, ela costuma fazê-lo apenas para novos clientes. Pessoas que já usam o serviço podem continuar pagando o mesmo, por um período de tempo. É esse o caso dos clientes que verão um aumento de preço ao longo do ano. A empresa não mencionou alterações de preços para outros grupos de clientes.
Atualmente, novos clientes do serviço nos EUA podem optar por planos de US$ 8, US$ 10 ou US$ 12 (no Brasil, os planos são de R$ 20, R$ 23 ou R$ 30).