Apesar da melhora na infraestrutura comunicacional, empresas ainda tem índices de presença digital pouco representativos, considerando a importância dos meios digitais para a comunicação com os clientes. Segundo números da pesquisa TIC Empresas 2019, 54% afirmaram ter página na internet e 78% contas nas redes sociais.
As mídias sociais mais comum entre as empresas ainda é o Facebook, com 62%, à frete do WhatsApp ou Telegram, com 54%. Na sequência, vemos Instagram ou Snapchat, com 44%, e o LinkedIn, com apenas 15%.
Os índices nas redes socias, porém, variam muito de acordo com o tamanho das empresas; 51% e 77% no caso das pequenas empresas e 89% e 90% para as grandes. Ao todo, foram analisadas sete mil empresas ao redor do Brasil.
E como essas redes são usadas? Mais da metade (57%) das empresas avaliadas usam as ferramentas digitais para fazer comércio. Os principais canais para a venda de produtos online é WhatsApp e Facebook Messenger, com 42%. Na sequência, vem o Facebook e Snapchat, com 20%. Apenas 16% disseram usar um site próprio para realizar as vendas.
Empresas se comportam de maneiras distintas com relação ao uso das redes. Imagem: criptoeconomia
A publicidade também é muito utilizada pelas empresas para se promoverem. No setor de alojamento e alimentação, este índice chega a 50%, enquanto no setor de comunicação o número é de 46%. Bem perto está os setores de artes, cultura, esportes e recreação, com 44%.
Para se realizar todos essas projetos online, as empresas demandam de grande qualidade de conexão, o que se mostra correspondido, já que 67% das companhias se conectam via fibra ótica, contra 54% por linha telefônica. 51% optam por a cabo, como nas assinaturas de TV, e 46% por conexão móvel, como 3G ou 4G.
Porém, o uso de fibra ótica é mais comum em empresas grandes em comparação às pequenas, com 91% e 65%, respectivamente. A proporção de empresas com conexões de 1 Mpbs a 100 Mbps foi de 35%, em 2015, e para 53%, em 2019, o que mostra uma melhora nas velocidades.
Entre os serviços utilizados, nas grandes empresas os softwares específicos tem mais presença – 37% contra 22% das pequenas companhias.
Sobre o uso do big data, que é o precessamento inteligente de dados, o Brasil está atrás de países como Espanha, com 11%, Noruega, com 15%, e Finlândia, com 19%. O Brasil tem apenas 4% de empresas usando o recurso.
Fonte: Agência Brasil