Cumprindo uma decisão judicial do estado do Rio de Janeiro, as operadoras já começaram a bloquear o WhatsApp de seus usuários de redes móveis.

A primeira operadora a comunicar o bloqueio foi a Vivo. Em nota enviada ao Olhar Digital, a operadora disse que interrompeu o funcionamento do aplicativo às 14h desta terça-feira, 19 de julho. É provável que demais operadoras como Claro, Oi e Tim sigam a Vivo e comecem em breve a interromper o funcionamento do serviço.

Ás 14h36, a Oi também comunicou ao Olhar Digital que havia recebido e acatado o pedido da justiça. O comunicado completo da empresa foi: “A Oi informa que recebeu e cumpriu a ordem judicial”.

Em seguida, às 14h46, a Nextel também comunicou o recebimento da ordem judicial. A empresa disse que “cuprirá a determinação judicial que determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil”. A Nextel oferecerá serviço de SMS gratuito a seus clientes enquanto durar o bloqueio.

Claro, Embratel e NET também comunicaram o recebimento da ordem judicial. De acordo com a assessoria de imprensa da Claro, as empresas “cumprirão a determinação da justiça para bloquear o aplicativo WhatsApp, em todo o território nacional, a partir do início da tarde de hoje”.

Às 15h48, a assessoria de imprensa da Porto Seguro Conecta informou ao Olhar Digital que a operadora também foi notificada, e cumprirá todas as determinações da Justiça. Durante o último bloqueio do WhatsApp, a Porto Seguro Conecta não havia sido afetada.

Bloqueio

A ordem judicial, que partiu da comarca de Duque de Caxias, determinava a suspensão imediata do aplicativo de mensagens particulares. Caso descumpram a determinação da justiça, as operadoras ficam sujeitas a multas de R$ 50 mil por dia de descumprimento.

O Olhar Digital seguirá em contato com as operadoras e atualizará essa nota conforme mais informações sejam disponibilizadas.