Nubank anuncia o Rewards, seu programa de pontos com anuidade

Redação01/08/2017 14h20, atualizada em 01/08/2017 14h43

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Hoje, durante um evento para a imprensa em sua sede, o Nubank revelou o seu sistema de pontos, chamado de “Nubank Rewards”. Por meio dele, os valores pagos pelos clientes em suas faturas de cartão serão convertidos em pontos que poderão ser trocados por produtos e serviços.

Cada real gasto pelos usuários do cartão vale um ponto. Os pontos são validados para a conta do cliente assim que a despesa é feita – antes mesmo que o usuário pague a fatura – e não expiram. Esses pontos podem ser usados para “apagar” compras das próximas faturas dos usuários.

Alguns dos serviços e produtos que poderão ser “comprados” com pontos são corridas de Uber, gastos de hotelaria, serviços de streaming de música e vídeo como Spotify e Netflix e compras de até R$ 30 na Amazon. A empresa anunciou que pretende expandir essas parcerias no futuro, incluindo, por exemplo, mais apps de carona além do Uber – que, por enquanto, é o mais usado pelos donos do cartão. É necessário ter a quantia total de pontos para poder abater a compra da fatura.

Para pagar compras com os pontos, o cliente usará o aplicativo, que terá uma seção separada para gerenciar o programa de pontos. Nela, o cliente poderá ver as compras de suas próximas faturas que podem ser pagas com os pontos acumulados. De maneira geral, cada 100 pontos permitem apagar um real em compras em hotelaria (nas outras categorias, cada 100 pontos valem um pouco mais), mas, segundo a empresa, conforme o programa ganhe mais usuários, essa taxa deve melhorar.

Inscrevendo-se

Usuários que se interessarem pelo programa precisarão pagar uma anuidade de R$ 190 ou uma mensalidade de R$ 19. Esses valores, assim como juros de faturas anteriores, não geram pontos. Aderir ao plano é opcional, e tanto a adesão quanto o cancelamento podem ser feitos pelo aplicativo a qualquer momento. No início, a empresa está oferecendo 30 dias grátis para novos usuários.

Segundo a empresa, o gasto mínimo mensal que o cliente deve ter para que o programa valha a pena é de R$ 1.583. Com esse valor, o cliente já conseguiria, por exemplo, pagar uma diária de hotel no Rio de Janeiro ou duas viagens de Uber, três meses de streaming e três compras na Amazon após um ano. Já com R$ 3.000 mensais, é possível pagar uma compra mensal na Amazon por um ano, por exemplo.

Quem não estiver disposto a pagar o valor pode continuar usando o cartão normalmente. Por ocasião da estreia do programa, o Nubank inaugurou também um novo site, nubank.com.br/rewards. A empresa alega que uma parcela significativa – mas não a maioria – dos seus clientes já tem um gasto acima do mínimo necessário para o programa valer a pena.

“A gente sabia que, para chegar num público que gastava mais, precisava ter algo legal em termos de programa de pontos”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. A empresa considera que os outros programas de pontos são complicados e difíceis de entender, e tentou fazer uma versão mais simples do sistema.

Simplificando

O programa tem o objetivo de ser “simples, justo, transparente e útil”, de acordo com a empresa. Ele já estava em fase de testes beta há bastante tempo e, nessa fase, já tinha dezenas de milhares de clientes. Ao longo dos meses de testes, os usuários beta já acumularam mais de 150 milhões de pontos, e gastaram mais de 40 milhões para “pagar” seus serviços.

De acordo com alguns dos usuários que já vinham testando o programa, a principal facilidade que ele traz é o fato de que os pontos são computados em tempo real. Se o cliente faz uma compra de R$ 300 parcelada em dez vezes, por exemplo, os 300 pontos são imediatamente validados.

Durante a fase beta do programa, a empresa afirmou ter percebido que os clientes que entram nele aumentam significativamente os seus gastos na fatura. Em alguns casos, o valor das faturas chegou a dobrar ou até triplicar na comparação com os meses anteriores ao ingresso.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital