Esta quarta-feira, 10, não tem sido um dia fácil para o Snap, empresa que administra o aplicativo Snapchat. A companhia atualizou seu número total de usuários, mas a notícia foi tão frustrante para os investidores que as ações da empresa despencaram.
A novidade é que o Snapchat tem hoje 166 milhões de usuários diários, o que representa um crescimento de apenas 5% em relação ao trimestre passado e 36% em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi menor do que analistas previam, e não é só isso.
O aplicativo ainda tem menos usuários do que o Stories, recurso que o Instagram copiou do Snapchat e que tem 200 milhões de usuários diários. Até os novos Status, do WhatsApp, que utiliza o mesmo sistema, têm mais usuários que o app original plagiado.
O Snapchat foi um dos primeiros a conquistar popularidade na internet com a ideia de postagens de fotos que desaparecem após 24 horas. O Facebook, dono do Instagram e do WhatsApp, fez questão de copiar a fórmula em todos os seus apps, incluindo o da rede social e até dentro do Messenger.
Com a divulgação dos números atualizados do Snapchat, podemos ver que a estratégia do Facebook de copiar o rival, aparentemente, tem dado certo para ele. As ações do Snap caíram 25% após a revelação de que o seu app ainda é menos popular do que o rival, chegando ao seu menor valor desde que a empresa se tornou pública, em março deste ano.
Mas as notícias ruins não param por aqui. A renda da empresa cresceu, chegando a US$ 150 milhões no primeiro trimestre deste ano, só que ainda está longe de produzir algum lucro. As perdas do Snap, sem contar os US$ 2 bilhões que teve de pagar em compensações após sua oferta pública de ações, basicamente dobraram.
Enquanto no primeiro trimestre do ano passado a empresa gastou US$ 104 milhões, no mesmo período deste ano o gasto foi de US$ 208 milhões. Em relação à receita de apenas US$ 150 milhões, isso significa que o Snap terminou os primeiros três meses deste ano com um prejuízo total de US$ 2,2 bilhões. E as expectativas para o futuro não são das melhores.
Faz pouco tempo que o Facebook divulgou seu mais recente relatório fiscal e atualizou seus números de usuários nos mais diversos produtos da empresa, do WhatsApp ao Instagram, e eles são bem melhores que o do Snap. E a comparação não é gratuita: em 2013, o Facebook ofereceu US$ 3 bilhões para comprar o Snapchat, mas a empresa recusou a oferta.
Os números divulgados nesta quarta só ressaltam a ironia na relação entre as duas companhias. Ninguém sabe quando o Snap vai divulgar números melhores para seus investidores, mas com um valor de mercado estimado em quase US$ 27 bilhões, a empresa vai ter que se esforçar bastante para não se tornar mais uma decepção no Vale do Silício.