Seguradora passa a montar perfis com base no que os clientes postam no Facebook

Equipe de Criação Olhar Digital02/11/2016 09h23

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[ATUALIZAÇÃO: o Facebook bloqueou a aplicação pouco tempo após o anúncio.] A Admiral Insurance, uma das maiores companhias de seguros do Reino Unido, passará a checar o Facebook dos clientes para montar seus perfis e determinar se eles oferecem mais ou menos riscos — e, portanto, se devem pagar mais ou menos pelos serviços da empresa.

Batizado de firstcarquote, o programa permite que a companhia faça uma varredura através de posts e curtidas para identificar padrões que revelam qual é o comportamento de cada pessoa. Os participantes poderiam economizar até £ 350 (R$ 1,3 mil) por ano, caso sejam contemplados.

Por exemplo, se a pessoa escreve sentenças concretas, usa listas e marcam de encontrar os conhecidos em determinados horários e locais em vez de usar coisas vagas como “hoje à noite”, ela tende a ser classificada como consciente e bem organizada, o que lhe renderia pontos.

Já aqueles com excesso de confiança, que costumam usar muitos pontos de exclamação e palavras como “sempre” e “nunca” ao invés de “talvez”, tendem a perder pontos. Só que esses parâmetros não são fixos e a importância das correlações traçadas neste momento pode mudar com o tempo.

Como explica The Guardian, o programa é voluntário e só serve para dar descontos na contratação dos seguros. Antes seria necessário esperar alguns anos para que a companhia montasse por si própria o perfil do cliente e avaliar se ele merece, ou não, uma redução.

Dan Mines, líder do esquema dentro da Admiral, disse ao jornal que a ideia ainda está com status de teste, por isso que por ora ela só pode ser usada para os descontos. Pode ser que, no futuro, a checagem seja compulsória e envolva outras redes sociais, como Instagram.

Além disso, o programa só terá futuro se as pessoas se voluntariarem. Caso a seguradora perceba que elas não estão dispostas a fornecer dados, não há como pensar em expansão.