As redes sociais fizeram o Nubank modificar o design dos cartões de crédito. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 27, um novo cartão com suporte a pagamento por aproximação e que também muda o lugar de informações sensíveis para evitar fraudes.
A grande novidade do cartão fica por conta da tecnologia contactless. Com ela, é possível fazer pagamentos mais ou menos da mesma forma de um Apple Pay ou Google Pay: basta aproximar o cartão de crédito do terminal de pagamento que, a partir de um chip NFC, ele transmite as informações para efetuar a transação.
Ainda é preciso que o usuário digite a senha por questões de segurança, e a tecnologia de aproximação só funciona depois do cartão ser ativado e usado pelo menos uma vez da maneira convencional – ou seja, inserindo o plástico na máquina de pagamento. Caso o terminal não seja compatível com a tecnologia contactless, ele pode ser usado da maneira convencional a partir de um chip.
Essa não é a única mudança anunciada pelo Nubank. Os cartões da empresa também foram redesenhados, ganhando um visual mais limpo que foi motivado pelo comportamento de usuários em redes sociais.
O Nubank diz que, ao receber o cartão de crédito em casa, muitos clientes postam fotos no Instagram ou Facebook mostrando o cartão. Isso é perigoso, pois acaba expondo informações sensíveis como o número do cartão, que pode acabar sendo usado para fraudes.
Para evitar que isso ocorra, agora o cartão do Nubank não tem nenhuma informação relevante na parte frontal além do nome do cliente – o número do cartão, código de segurança e data de validade ficam na traseira dele.
O novo cartão do Nubank vai começar a ser emitido a partir da semana que vem, e todos os novos clientes do banco digital vão receber a nova versão conforme a atual atinja a data de validade. Novos clientes já vão receber logo de cara o novo cartão.