A Lenovo revelou hoje durante o seu evento Lenovo Tech World 2016 o Phab 2 Pro, o primeiro celular “Project Tango”. Desenvolvido em parceria com a equipe Tango do Google, ele possui capacidades independentes para mapeamento 3D e recursos de “prometem tornar a realidade virtual e aumentada tão comum quanto o GPS do seu smartphone”, segundo a empresa.

O dispositivo, praticamente um “phablet”, possui uma tela de 6,4 polegadas com resolução QHD (1440×2560 pixels). Ele tem um processador Snapdragon (de modelo não revelado pela Lenovo), um corpo de metal de uma peça única, e mais câmeras do que qualquer outro aparelho no mercado.

Ao todo, são quatro câmeras: uma de selfie de 8MP na parte frontal e, na traseira, uma câmera de 16MP para fotos, uma câmera de profundidade e uma câmera de captura de movimento. A cominação das três câmeras na traseira é o que possibilita a funcionalidade de realidade virtual e aumentada no dispositivo.

Realidade aumentada

Os sensores do aparelho lhes dão uma capacidade de navegação em espaços internos que lhes dão uma série de funcionalidades interessantes. Ele pode ser usado para jogos de realidade virtual e aumentada, e reconhecer formas tridimensionais no espaço em que o usuário está e medir a distância entre pontos no espaço, criando efetivamente um “mapa virtual” dos ambientes.

Ele também possui uma série de funções interessantes para designers e arquitetos. Por meio de um programa mostrado pela empresa, é possível usar as câmeras do smartphone e as funções de realidade aumentada para reformar completamente uma sala e ver como ela fica na tela do dispositivo

Segundo a empresa, sua bateria de mais de 4000 mAh promete mais de 15 horas de uso contínuo. Ele também possui um sensor biométrico na parte traseira que pode ser usado para destravar o aparelho e autenticar pagamentos, de maneira semelhante aos dos últimos dispositivos Nexus.

O Phab 2 Pro chegará ao mercado nos Estados Unidos em setembro, por preços a partir de US$ 499.