Pouco tempo após começar a disponibilizar vídeos 360 graus, o Facebook agora também terá propagandas nesse formato. Assim como nos vídeos, os usuários poderão usar o mouse para controlar qual porção da tela querem ver, ou, em smartphones e tablets, fazer o mesmo mexendo o dispositivo. Eles também são compatíveis com equipamentos de realidade virtual.

A rede social também pretende criar ferramentas que facilitem que os usuários publiquem vídeos nesse formato. Além de criar uma central de ajuda para ensinar usuários a produzir e subir esse tipo de imagens, ela também está realizando parcerias com fabricantes de câmeras 360º, como Theta e Giropic, para incluir botões “publicar no Facebook” direto das câmeras.

Embora a quantidade de pessoas capazes de experimentar esses vídeos com a qualidade ideal ainda seja pequena, as medidas podem ser uma tentativa do Facebook de incentivar usuários a produzir esse tipo de conteúdo. Com isso, quando o Oculus Rift for lançado no próximo ano, já haverá motivos suficientes para que as pessoas queiram comprá-lo.

A atitude também oferece às empresas uma nova maneira de divulgar seus produtos e serviços na plataforma. O Facebook já anunciou parcerias com algumas delas, como Nestlé, Walt Disney e Samsung.