Há mais de dois anos o Facebook vem trabalhando em uma rede social para empresas. Agora, a companhia lançou a versão beta para web, Android e iOS da sua plataforma voltada para o coorporativo, o Workplace.

O objetivo é agilizar as intranets das empresas e reduzir a necessidade de recorrer a diversos meios de comunicação interna. Antes de ser lançado, o Workplace foi testado com mais de mil empresas em todo o mundo.

A nova rede social é muito parecida com o Facebook – incluindo a interface -, sendo que a principal diferença é que as atualizações, informações e mensagens que o usuário tem acesso são somente de dentro da empresa onde trabalha.

Assim como o Facebook, é possível criar grupos, postar atualizações, marcar pessoas, compartilhar arquivos e conversar com vários usuários ao mesmo tempo. Além disso, também é oferecido um bate-papo semelhante ao Messenger, com chamadas de áudio e vídeo.

O valor do serviço varia de acordo com a quantidade de usuários de cada empresa. Para aquelas que habilitarem até mil usuários pagarão US$ 3 mensais por usuário, enquanto as com 10 mil pagarão US$ 2 e as com mais 100 mil, US$ 1. A plataforma é gratuita para organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais.