A empresa brasileira Semantix desenvolveu um serviço de reconhecimento facial que pode ser integrado ao WhatsApp e a diversos outros aplicativos móveis como parte do atendimento automatizado de empresas. Com ele, a experiência de uso nessas plataformas pode ser otimizada na hora de fazer cadastros e compras.

Chamada Semantix ID, a solução tem como objetivo reconhecer pessoas por meio da análise de rostos em vídeos e fotos após o cadastro inicial. Em apenas um segundo de vídeo, o serviço é capaz de capturar os frames necessários para a identificação e, também, para servir como prova de vida. Basta o envio de uma foto para que o ID faça a autenticação com base em pontos específicos da face do indivíduo.

Para ser implementada no WhatsApp, por exemplo, a solução trabalha em conjunto com outro serviço da Semantix: o Semantix Interaction, uma solução cognitiva de interação com o usuário final que também processa linguagens de texto e voz. Ainda assim, o ID pode ser utilizado como solução stand-alone – completamente autossuficiente – em outras plataformas.

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Funcionamento do Semantix ID combinado ao Interaction. Imagem: Semantix

No entanto, para Luiz Fernando Ohara, head de Pesquisa e Desenvolvimento da Semantix, a combinação com o Interaction resulta em uma experiência mais interessante. “[Com o Interaction] podemos fazer integração com qualquer solução de interação com o usuário final por texto – chamados comumente como chatbots -, mas pode ser por voz também”, contou ao Olhar Digital.

Como o produto é 100% B2B, a integração só pode ser feita por empresas, as quais compram a solução e recebem protocolos em APIs (sigla em inglês para Interfaces de Programação de Aplicativos) para o acesso ao software. De acordo com Ohara, as empresas podem receber treinamentos de acordo com o contexto das conversas que costumam ter com seus clientes para otimizar ainda mais a utilização do serviço.